O Templo da Igreja Assembleia de Deus Central de Belo Horizonte (MG) realizou uma Cantata Infantil com os hinos da Harpa Cristã. O evento aconteceu no dia 11 de dezembro e a ideia surgiu pela Coordenadora do Departamento Infantil, Elcy Fontoura Jales, que quis envolver as crianças e realizar a Cantata com o tema: “Celebrando Jesus no Centenário da Harpa Cristã”.
O tema foi recebido com alegria e entusiasmo por todo corpo docente infantil que, juntamente com a coordenadora de música, Soraya Bergamini Campos Costa, promoveram ensaios para que o tema fosse desenvolvido e receberam apoio da coordenadora pedagógica Alzenir P.O Lima. E o resultado não poderia ser diferente: as crianças do coral “Embaixadores Mirins de Cristo” cantaram e ainda narraram sobre a importância do hinário oficial das Assembleias de Deus, trazendo um pouco de sua história e aplicação das letras em práticas diárias.
Segundo a coordenadora Elcy Jales, a proposta do evento era trazer às crianças esse legado de homens e mulheres que dedicaram momentos preciosos de suas vidas à composição de hinos que exaltam e glorificam o nome do Senhor. Também levá-las a valorizar as letras e melodias desses hinos que nos inspiram na dedicação do louvor a Deus. “Hinos de entrega, hinos de guerra espiritual, hinos que nos despertam para o serviço cristão, hinos que nos conscientizam do consolo, da segurança e do abrigo existente nos braços do Senhor e nos alertam para a vinda de Cristo quando desfrutaremos para sempre do seu amor. Em tempos de incerteza, insegurança, angústia e temor, quando louvamos a Deus, tanto a letra quanto a melodia, saltam em nossos corações, nos alicerçando ainda mais na certeza de que temos um Deus onde podemos nos abrigar, descansar, confiar em todo tempo, em todas as estações, conforme o hino de nº 369 do autor Antônio Cabral”, explicou a coordenadora.
A cantata contou com a participação especial da Orquestra Vida e Aleluias Coral sob a regência do Maestro Antônio Vicente Soares, que destacou a história do hino de nº 394 “A mão no arado” cantando a 1ª estrofe e coro deste hino. A Banda Mensageiro da Paz, sob a regência do Maestro Elias Antônio da Costa, também teve participação especial na condução dos hinos.
Durante o evento a professora Mariuza Leopoldo fez menção ao Dia da Bíblia, sua importância e valor para a criança, citando a história de Mary Jones e trazendo à nossa memória a honra de termos como presidente da Sociedade Bíblica do Brasil SBB, o pastor Esequias Soares, que é pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus em Jundiaí – SP e comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD.
A igreja recebeu com alegria e emoção a participação das crianças ao celebrarem o Centenário da Harpa Cristã durante a Cantata. O pastor presidente do ministério Belo Horizonte (MG), Paulo Cezar Pereira, juntamente com o Pr. Adolfo Pereira, enfatizaram a importância das crianças nessa comemoração.
“O Departamento Infantil do Templo Central da Assembleia de Deus em Belo Horizonte tem uma tradição de décadas no ensino cristão, auxiliando os pais na formação do caráter e da espiritualidade das crianças de nossa igreja. A Cantata Infantil foi a coroação de um trabalho, sério e muito dedicado da nossa equipe liderada pela coordenadora, irmã Elcy Fortuna Jales. Mais de sessenta crianças fizeram parte das encenações e cantaram músicas da nossa Harpa Cristã, num coral que parecia ter voz de anjos. Seguiremos comprometidos em dar o suporte a este departamento tão importante, onde diariamente tem a preocupação em formar verdadeiros discípulos de Cristo e cidadãos de bem para a sociedade”, definiu o pastor Paulo Cezar Pereira.
Antes das crianças entoarem o último hino “Nossa Esperança” (300-HC), o pastor Adolfo trouxe à Igreja uma palavra de reflexão sobre a esperança da vinda de Cristo bem como a necessidade de se estar preparado, citando várias passagens bíblicas entre elas evidenciando a passagem de I João 3.2, quando enfatizou a necessidade de perseverar até o fim: “Jesus está às portas!”
A oração final foi feita pela irmã Nancy, esposa do pastor presidente, que juntos teceram elogios incentivando as crianças nessa proposta da valorização do nosso hinário. Observou-se que a experiência em fazer parte do Centenário da Harpa Cristã foi gratificante e impactante na vida das crianças, dos pais e, consequentemente, na vida da igreja local.
“Podemos afirmar que os 100 anos de existência da Harpa Cristã, além de renovar nosso compromisso com esse hinário bíblico e doutrinário, nos torna mais responsáveis ainda quanto ao ensinar aos pequeninos o perfeito e genuíno louvor ao nosso Deus”, finaliza a irmã Elcy Jales.