×

ONDE COMPRAR

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento ou envie um e-mail para [email protected].

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta - 08 às 17h30
Telefone: 0800 021 7373
WhatsApp: (21) 97024-1679

HISTÓRIA

Em 2022 a Harpa Cristã completa 100 anos de existência

O Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil teve sua primeira edição lançada em 1922, na AD em Recife (PE), com hinos para culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças, culto fúnebre, dentre outros.

2ª edição do Cantor Pentecostal, publicado em 1921, em Belém do Pará, por Almeida Sobrinho

No início, a Assembleia de Deus utilizava o hinário Salmos e Hinos, que também era usado por outras igrejas evangélicas históricas. Em 1921, os pioneiros decidiram criar um hinário destacando também as doutrinas pentecostais da denominação. Foi criado, então, o Cantor Pentecostal, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, com 44 hinos e dez corinhos, impressos pela tipografia Guajarina.

 

Cópia do prefácio da 1ª edição da Harpa Cristã lançada em 1922

A primeira edição da Harpa Cristã, em 1922, teve uma tiragem inicial de mil exemplares e foi distribuída para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström. A segunda edição, em 1923, foi impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos. Já em 1932, a Harpa Cristã contava com 400 hinos.

A Escolha dos Hinos 

Na elaboração de nossos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Apesar de não ter perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, o Pastor Macalão tornou-se o principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.

Primeira edição da Harpa Cristã com música lançada em 1929 por Samuel Nyström e Julião Silva em Belém do Pará

A primeira Harpa Cristã com letra e música começou a ser elaborada em 1937. A Convenção Geral das Assembleias de Deus, reunida em São Paulo, nomeou uma comissão para editar e imprimir a primeira Harpa Cristã com música. Desta comissão faziam parte: Emílio Conde, Samuel Nyström, Paulo Leivas Macalão, João Sorhein e Nils Kastiberg. Neste empreendimento também tomou parte ativa o Dr. Carlos Brito.

Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Durante várias décadas, esse número caracterizou a Harpa Cristã. Até o ano de 1981, todos os hinos já haviam sido revisados.

Em 1979, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e letra dos hinos da Harpa Cristã. A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca. As análises tiveram o apoio técnico e especializado de João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.

Devido ao seu conhecimento musical, Pastor Paulo Macalão foi o principal encarregado da reforma que resultou na mais famosa edição da Harpa Cristã com 524 hinos

A comissão era formada pelos seguintes Pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto e João Pereira. Nesta empreitada, também tomou parte ativa o Pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.

Lançada em 1992, a Harpa Cristã Atualizada foi aceita em muitas igrejas, mas a maioria optou por ficar com a Harpa Tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tornando-a mais viva e participativa em nossas reuniões.

A Harpa Cristã ampliada

Tendo em vista as necessidades de nossa igreja, a CPAD, sob a direção executiva de Ronaldo Rodrigues de Souza, compreendeu ser urgente a ampliação da Harpa Cristã tradicional. Foram acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja.

A Harpa Cristã Ampliada, lançada em 1999, com 640 hinos, representa mais um avanço da já riquíssima hinódia pentecostal. 

Entre os anos 2001 a 2010, a Harpa Cristã teve mais uma atualização e passou a ter 636 hinos, sendo retirados os quatro hinos nacionais pátrios. 

Hinos cantados e amados em todo o país

A Harpa Cristã tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional. Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada crente assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a igreja, diferentemente das igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos.

Em 100 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas brasileiras, alcançando o honrado posto de hinário mais conhecido e amado em todo o país.

Fontes:
ARAUJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, 154, 155, 341, 342, 496, 497 e 758. Idem. 100 Acontecimentos que Marcaram a História das Assembleias de Deus no Brasil.

Manual da Harpa Cristã, edições CPAD, 1ª edição, 1999, pgs. 11/16.

Fotos: CEMP /CPAD

TOP